Alerta, alerta, alerta
Acorda quem tá dormindo
Chegue moça na janela
Venha ver a triste sina
Que o pobre marujo leva….
Em sua décima edição, o Encontro de Cheganças, Marujadas e Lutas entre Mouros e Cristãos este ano será realizado nos dias 4 e 5 de agosto na cidade de Saubara, no recôncavo baiano. Realizado desde 2013, o evento é a principal atividade desenvolvida pelos grupos que, em 2019, foram registrados no livro de Registro Especial de Expressões Lúdicas e Artística sendo assim reconhecidos como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado da Bahia pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC).
De acordo com Rosildo do Rosário, da Associação Chegança dos Marujos Fragata Brasileira e coordenador do evento, realizar esse encontro é sobretudo celebrar essas memórias. “É um instrumento de salvaguarda dessas manifestações, é a afirmação da importância de se preservar as expressões lúdicas que transcrevem a nossa história. Ao longo dos anos foi possível fazer diversas articulações e encontrar grupos de cheganças em outros estados da federação, como Sergipe e Alagoas, que participam conosco trazendo para o encontro um enorme incentivo para que pudéssemos ampliar nossos horizontes. Em 2023, vamos todos juntos solicitar ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) o registro nacional”, afirma Rosário.
Nesta edição, o Encontro contará ainda com a presença da Guarda de Moçambique Reino do Rosário, da cidade de Timóteo (MG). O público presente poderá vivenciar uma experiência única ao ouvirem os cantos e ritmos dos tambores de uma genuína manifestação da cultura popular mineira.
O evento tem a realização compartilhada entre a Associação Chegança dos Marujos Fragata Brasileira e a Rede de Cheganças, Marujadas e Lutas entre Mouros e Cristãos da Bahia e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Saubara e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado da Bahia (IPAC), unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).
Sobre a manifestação – As Cheganças de Marujos ou Marujadas, as Cheganças de Mouros e as Lutas entre Mouros de Cristãos. A primeira tem como uma de suas características encenar episódios acontecidos no Brasil em cada lugar onde essa manifestação está presente, encontramos também nessas manifestações memórias das navegações que resultaram na ocupação das terras do ocidente assim como nas navegações da diáspora africana. As Cheganças de Mouros têm como principal enredo as lutas que aconteceram entre os Mouros e Cristãos e a performance segue em torno da conversão dos Mouros ao cristianismo, assim também como acontece nas Lutas entre Mouros e Cristãos que são encontradas em algumas cidades do território do extremo sul da Bahia. Uma das diferenças entre essas duas manifestações está na forma como é encenado e na forma de se vestir. Uma importante diferença é observada na parte melódica, enquanto as cheganças de Mouros usam o pandeiro como instrumento para ritmar as canções, as Lutas entre Mouros e Cristãos usam caixas de guerra e flautas doce e os seus textos (embaixadas) são falados.
Patrimônio
Em 2019, as manifestações das Cheganças, Marujadas e Embaixadas foram reconhecidas como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado, sob o Decreto nº 18.905 de 11 de fevereiro, que averba a inscrição no Livro de Registro Especial de Expressões Lúdicas e Artísticas. A solicitação foi feita pela Associação Fragata Brasileira ao IPAC, que foi responsável pela realização do estudo e dossiê.
GRUPOS PARTICIPANTES DA 10ª EDIÇÃO DO ENCONTRO DE CHEGANÇAS, MARUJADAS E LUTAS ENTRE MOUROS E CRISTÃOS:
• Chegança feminina de Arembepe – Camaçari
• Chegança de Mouros de Arembepe – Camaçari
• Chegança Fragata Brasileira de Camassandi – Jaguaripe
• Chegança de Mouros de Taperoá
• Marujada de Jacobina
• Lutas entre Mouros e Cristãos de Prado
• Marujada Quilombola do Remanso – Lençóis
• Marujada do Divino Espirito Santo de Andaraí
• Marujada Quilombola de Mangal do Barro Vermelho – Sítio do Mato
• Chegança de Mouros Fragata Barca Nova de Saubara
• Chegança Mouro Barca Nova Feminina de Saubara
• Chegança dos Marujos Fragata Brasileira de Saubara
• Marujada Barca em Rios de Lençóis
• Chegança Bom Jesus dos Navegantes – Pão de Açúcar –Alagoas
• Marujada de Curaçá
PROGRAMAÇÃO:
Sexta-feira, 04 de agosto de 2023:
10h – Apresentação do Grupo Chegança dos Marujos Fragata Brasileira na Igreja de São Domingos de Gusmão.
Sábado, 05 de agosto de 2023
9h – Reunião entre as lideranças das Cheganças e representantes do Estado
Mesa – A Patrimonialização nacional.
Local: Casa da Cultura
15h – Desfile dos grupos saindo da Rua da Rocinha
17h – Apresentação dos grupos no Espaço de Evento.
19h – Encerramento